Dermatite alérgica canina: como identificar e tratar

Dermatite alérgica canina

A dermatite alérgica canina é um problema relativamente comum, isto é, sua aparição não se trata de algo raro nos cães. Contudo, merece uma atenção minuciosa, pois pode trazer sérios desconfortos ao seu amigo peludo.

De maneira geral, os principais sinais de uma possível dermatite alérgica canina consistem nas clássicas coceiras que afetam a pele dos bichanos. No entanto, a diferença é que, ao contrário de serem coçadas esporádicas e, como sabemos, normais, elas são mais constantes, podendo causar feridas com ou sem pus. Nesses casos, o cuidado precisa ser redobrado, de modo que a causa seja devidamente averiguada por um veterinário.

Em muitas situações, tende a causar descamação e queda de pelos. Contudo, é importante frisar que essa não é uma regra, ou seja, seus sinais podem ser mais sutis, mas não menos prejudiciais ao cão. Sendo assim, a ida a um profissional é altamente recomendada.

Para entendermos melhor as principais causas da dermatite alérgica canina, como identificá-la e tratá-la, separamos algumas informações que consideramos indispensáveis. Para conferir, siga a leitura deste conteúdo.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINAIS DA DERMATITE ALÉRGICA CANINA?

Conforme já falamos, existem alguns sinais especialmente notáveis quando o cãozinho sofre de dermatite alérgica canina. Dentre os principais, destacam-se os seguintes:

– Coceira.

– Otite.

– Lambedura de pata.

– Arrastar o bumbum no chão.

– Descamação.

– Inchaço.

– Vermelhidão na pele.

– Pele seca e escamosa.

– Surgimento de feridas com ou sem pus.

– Queda de pelos, que pode gerar falhas localizadas ou mesmo generalizadas.

No entanto, o mais indicado é que, sempre que algo diferente no comportamento do seu amiguinho for identificado, ele seja levado ao médico veterinário dermatologista. Isso, em caso de ser diagnosticada a dermatite alérgica canina, com certeza beneficiará o tratamento e poupará significativamente seu amigo em relação ao possível agravamento dos sintomas.

COMO TRATAR A DERMATITE ALÉRGICA CANINA?

O primeiro passo a ser dado quando algo estranho acontece com o seu amigo peludo é, naturalmente, levá-lo ao veterinário. Dessa forma, para que o diagnóstico seja feito, normalmente o profissional considerará algumas questões, tais como:

– Hábitos.

– Histórico do paciente.

– Prevenção de pulga e carrapato.

– Alimentação.

Munido dessas informações, o veterinário dermatologista solicitará os exames adequados a serem realizados. As formas mais comuns de tratamento de dermatite alérgica canina consistem no uso de remédios orais ou injetáveis, além da recomendação de banhos, sprays e pomadas. A forma mais eficiente de tratamento será, naturalmente, indicada pelo médico veterinário, que considerará a gravidade da doença e a sua causa. Nesse sentido, em situações, por exemplo, em que a dermatite alérgica canina é gerada por conta de alergia alimentar, uma ração hipoalergênica pode ser recomendada.

Agora que você já sabe quais são os principais sintomas de dermatite alérgica canina e as formas mais comuns de tratá-la, fique atento aos sinais do seu amigo peludo. O mais indicado é não demorar para buscar ajuda, mesmo que um pequeno sinal de anormalidade seja identificado. Lembre-se de que, quanto antes um médico veterinário dermatologista for procurado, menores são as chances de sofrimento do seu animalzinho por conta da dermatite alérgica canina.