Doença periodontal: fique atento aos sinais

Doença Periodontal

A periodontite, ou doença periodontal, é a doença mais comum da cavidade oral dos animais. Acomete os tecidos de sustentação dos dentes: gengiva, ligamento periodontal, osso alveolar e cemento; e pode atingir órgãos como coração, pulmões, fígado, rins e articulações.

O acúmulo de restos alimentares e bactérias formam o biofilme, ou placa bacteriana. A placa bacteriana pode se calcificar com o tempo dando origem ao cálculo dental que comumente chamamos de tártaro.

A presença da placa bacteriana e tártaro desencadeia uma intensa inflamação nas gengivas que tende a progredir causando dor e podendo culminar com a perda dos dentes.

É indicado que os pets sejam avaliados e acompanhados por um Médico Veterinário Especializado em Odontologia, para garantir a manutenção da saúde oral desde bem cedo.

SINAIS DA DOENÇA PERIODONTAL

A doença periodontal pode ser detectada facilmente pelo Médico veterinário ao examinar a boquinha do seu pet, mas em casa também é possível perceber algumas alterações:

– Mau hálito.

– Escurecimento dos dentes pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro.

– Gengivas inchadas e avermelhadas.

– Dificuldade para comer.

– Sangramento na boca.

– Dor que pode ser demonstrada por agressividade ou depressão repentinas.

– Mobilidade em um ou mais dentes.

– Excesso de salivação.

– Feridas na mucosa (parte interna dos lábios).

– Perda de dentes.

Uma vez percebido um ou mais desses sintomas, recomenda-se que o tutor busque um médico veterinário especializado em odontologia o mais rápido possível. O tratamento odontológico especializado é capaz de promover saúde oral e devolver o bem-estar ao animalzinho.

COMO PREVENIR O SURGIMENTO DE DOENÇA PERIODONTAL?

A maneira mais eficaz para evitar o surgimento de doença periodontal nos animais é a escovação regular dos dentes. A escovação diária evita o acúmulo de placa bacteriana nos dentes e impede o desenvolvimento da doença periodontal.

Alimentos secos como rações de boa qualidade ajudam a manter a boa saúde oral.

A IMPORTÂNCIA DO RAIO-X PARA DETECTAR PROBLEMAS NOS DENTES DOS ANIMAIS

As radiografias intraorais são um grande diferencial Odontologia Veterinária Especializada. Com o animal em anestesia geral, além de um minucioso exame clínico a realização das radiografias odontológicas permite um diagnóstico apurado da condição de saúde de cada dente e ajuda a traçar o melhor plano de tratamento para cada paciente.

Aqui na Hungária, contamos com a Dra. Rosana, veterinária especializada em odontologia. Ela faz parte da equipe multidisciplinar da clínica.