Hematúria – causas e tratamento

A hematúria é a presença de sangue na urina, que pode afetar cães e gatos e às vezes não é tão simples de detectar.

Isso porque nem sempre ela fica visível, quando a urina fica avermelhada e podem aparecer coágulos. Em alguns casos, a coloração pode ser normal e a presença de sangue só é percebida quando é feito algum exame e a amostra é avaliada por meio do microscópio.

O QUE PODE CAUSAR A HEMATÚRIA?

A doença pode ser consequência de situações variadas. As principais delas são:

– Cistite: é a inflamação ou infecção do trato urinário (formado por órgãos como os rins, bexiga e uretra). Nesses casos, o animal costuma adotar uma posição diferente da habitual na hora de urinar, ou tem dificuldades para expelir o xixi. O animal com cistite lambe com frequência a região, por sentir desconforto.

– Cálculo urinário: os animais também podem desenvolver cálculos (também conhecidos como “pedras”) em rins e bexiga. A presença do cálculo pode machucar o trato urinário, causando ainda uma cistite inflamatória, gerando dois motivos para a hematúria. É importante estimular a ingestão de água para evitar o aparecimento deles.

– Tumor: um dos sinais da presença de tumores – benignos ou malignos – é a presença de sangue na urina.

– Cio: durante o cio da cadela, a vulva incha e há sangramento vaginal antes da fase fértil. Por isso, é comum encontrar sangue na urina, mas que não tem como origem o trato urinário.

– Envenenamento: o contato dos cães com algumas substâncias – como o veneno de rato, picada de cobra, medicações e plantas tóxicas – causa envenenamentos graves.

O sangue na urina é um dos sinais de intoxicação mais comuns nos cães, e ocorre em função de sangramentos internos e eliminação de hemoglobina (proteína presente nos glóbulos vermelhos, responsável pela coloração vermelha do sangue) na urina. Sintomas como apatia, vômitos, tremores e respiração ofegante também podem se manifestar, exigindo atendimento veterinário urgente.

– Doenças Infecciosas: condições como a leptospirose (causada por bactérias e transmitida pelo contato com a urina de animais ou água contaminada), que causa insuficiência renal e hepática, podem levar à presença de sangue na urina.

CARACTERÍSTICAS DA CISTITE

Como vimos, a cistite é a inflamação da bexiga, que pode ser caracterizada como aguda (recente) ou crônica (que já tem mais tempo de evolução). Ela é uma das principais causas da hematúria.

Diversos são os motivos que promovem a doença e, em casos mais graves, a inflamação que inicia na bexiga pode evoluir para ureterite e nefrite (inflamação de ureter e rim, respectivamente).

Em alguns casos, alguns vasos da bexiga podem se romper, causando sangramento. Esse sangue se mistura na urina e, dependendo da quantidade, pode ser visualizado pelo tutor.

Lembre-se: quanto antes for diagnosticada e tratada a cistite, melhor será a resposta ao tratamento.

QUANDO SUSPEITAR QUE MEU ANIMAL PODE ESTAR COM HEMATÚRIA?

É importante estar atento a outros sinais que seu pet pode demonstrar se estiver com cistite:

– Começar a urinar em locais diferentes do habitual.  Em gatos com cistite é muito comum urinar fora da caixa de areia.

-Urinar diversas vezes em quantidade muito pequena.

-Odor desagradável da urina.

Quando o animal apresentar qualquer alteração ao urinar, procure o nefrologista.

RAÇAS PREDISPOSTAS A PROBLEMAS URINÁRIOS

Existem diversos distúrbios do sistema urinário que apresentam algum tipo de predisposição racial envolvida.

Colocamos aqui algumas raças que são mais predispostas a formarem urolitíases, ou seja, cálculos na bexiga:

– Schanauzer

– Poodle

– Yorkshire

– Lhasa Apso

– Shih Tzu

– Dálmata

– Buldogue

MEU ANIMAL URINOU SANGUE, E AGORA?

A primeira coisa é sempre manter a calma. Fotografe a urina e observe o comportamento do animal. Parece ter dor? Está calmo, irritado? Miando ou chorando mais que o normal?

É recomendado que o animal não urine antes da consulta, pois pode ser necessário coletar a urina para exames.

Siga todas as orientações recomendadas pelo médico veterinário em caso de hematúria. E o mais importante: nunca medique seu animal sem a orientação do veterinário.

Aqui na Hungária, contamos com uma equipe multidisciplinar para cuidar do seu animal. No caso de nefrologia, a responsável é a Dra. Ana Carolina. Entre em contato conosco!