Como evitar pneumonia em animais

A pneumonia em cachorro é uma inflamação causada pela proliferação de bactérias no pulmão do animal. Embora seja uma doença comum, se não tratada a tempo, ela pode ser fatal.

A pneumonia canina é muito semelhante à doença nos humanos. Na verdade, ela pode ser fruto de um quadro de saúde mal curado de outras doenças bem menos agressivas, como uma gripe ou um resfriado.

Infelizmente, os cães de rua acabam sendo os mais atingidos pela doença, já que eles ficam mais expostos e sem os cuidados necessários para a prevenção da doença. Além disso, a ingestão de corpos estranhos e contaminados deixa o animal mais vulnerável.

Aliás, é comum alguns tutores relacionarem a pneumonia em cães a uma gripe. No entanto, vale ressaltar que, apesar de a gripe poder evoluir para uma pneumonia quando mal tratada, essas duas doenças são muito diferentes.

Isso porque a causa da pneumonia é um micro-organismo que se instala no pulmão do pet e acaba se desenvolvendo. Dessa forma, essa inflamação é capaz de gerar muco e catarro, fazendo com que o organismo do pet se esforce para combater a secreção.

No entanto, quando um cachorro tem contato com o vírus da gripe sem estar devidamente vacinado, ele fica mais suscetível a contrair a tosse dos canis, que pode acabar evoluindo para uma pneumonia.

Por isso é fundamental levar o animal ao veterinário em caso de sintomas semelhantes aos da gripe ou pneumonia.

CAUSAS  DA PNEUMONIA

Os fatores para o desenvolvimento de podem ser extrínsecos ou intrínsecos. Causas extrínsecas incluem exposição a um agente causador (bactérias, fungos, vírus), exposição a irritantes pulmonares (pneumonia por aspiração, gases tóxicos, fumaça) ou lesão pulmonar direta.

Já as causas intrínsecas estão relacionados ao paciente, como a perda de reflexos protetores das vias aéreas superiores, que permite a aspiração de conteúdo das vias aéreas superiores para dentro do pulmão. Ela costuma acometer animais idosos ou com problemas neurológicos.

O diagnóstico costuma ser feito após uma conversa com o tutor e exame físico no animal. No exame, é possível auscultar ruídos brônquicos e umidade nos campos pulmonares.

O hemograma pode mostrar alterações como aumento do número total de células brancas (leucocitose) com aumento de neutrófilos (neutrofilia), por exemplo. As radiografias de tórax também são recomendadas caso haja suspeita de pneumonia.

INFLUÊNCIA DO TEMPO FRIO

O friozinho está aí e, com ele, o tempo seco. Essa mudança de temperatura pode trazer grandes prejuízos para a saúde respiratória do seu pet.

Por isso, fique atento se perceber os seguintes sintomas:

– Tosse;

– Secreção nasal;

– Secreção ocular;

– Dificuldade respiratória.

Nesse caso, agende imediatamente uma consulta com veterinário especializado em pneumologia.

CUIDADOS PARA EVITAR PNEUMONIA

Já sabemos que o tempo seco é um grande vilão para o sistema respiratório dos nossos animais. Por isso, listamos alguns cuidados que podem amenizar esse problema.

– Ligue o umidificador de ar, principalmente se usar aquecedor;

-Aumente a ingestão de água;

-Mantenha os ambientes ventilados;

-Lave e seque com regularidade as caminhas e paninhos do animal;

-Tapetes e cortinas devem ser aspirados e lavados com frequência nesse período;

-Certifique-se de que os animais estão bem abrigados em dias frios.

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM ANIMAIS

A broncopneumonia é uma inflamação dos pulmões e das vias aéreas (brônquios e bronquíolos), diferente da pneumonia, que é uma inflamação dos pulmões ou do trato respiratório inferior. É possível que uma pneumonia não ataque os brônquios.

Você sabia que as doenças brônquicas são as principais causadoras de doenças respiratórias nos animais? Por isso, se seu animal já apresentou bronquite, procure um pneumologista para evitar que isso ocorra novamente.

Aqui na Hungária, contamos com uma equipe multidisciplinar para cuidar do seu animal. No caso de pneumonia, a responsável é a Dra. Fabrícia Medeiros.

Entre em contato e marque sua consulta!