Business

Março Azul Marinho
Proteja seu Pet

Março Azul Marinho - Proteja o seu pet

Infelizmente, as verminoses são muito comuns em cães e gatos, causando vários efeitos colaterais.

Lembrando que as verminoses também podem ser transmitidas para humanos, como as lombrigas, por exemplo.

Por isso, cuidar da saúde do seu pet é fundamental para o bem-estar e qualidade de vida de todos.

MAS, AFINAL, O QUE SÃO VERMES?

São parasitas que infectam seu pet e fazem com que ele fique doente, cansado e desconfortável. Inclusive, podem transmitir algumas doenças graves também.

E existem vários tipos de vermes. Uma vez infectado, seu cão pode apresentar desde diarreia, vômitos, irritação, redução de crescimento e até anemia, com alguns desses sintomas se agravando de maneira considerável caso não seja tratado.

Para se ter uma ideia do perigo, alguns parasitas são bastante resistentes e sobrevivem muito tempo no solo. E assim ocorre a transmissão para o humano que coloca a mão em algo contaminado e a leva para a boca, por exemplo. Por isso, a importância de lavar as mãos caso haja a suspeita de que o seu pet esteja com algum tipo de verme.

 
COMO PREVENIR

Antes de tudo, muita HIGIENE.

Afinal, os pets podem ser infectados de diversas maneiras:
• Ingerindo ovos ou larvas que estão no solo ou na água.
• Vermes podem penetrar na pele e serem passados de mãe para filhote durante a gestação ou amamentação.

Então, a dica é:
• Recolha as fezes do seu cão ou gato o quanto antes. Evite deixar muito tempo à espera.
• Mantenha o local onde o seu pet vive sempre limpo.

• Independentemente da idade, leve o seu pet para vermifugações periódicas. O indicado é fazer isso três vezes ao ano.

 

Quanto menos contato o seu pet tiver com sujeira, menor a chance de ingestão enquanto se lambem. Não se esqueça disso.

PARASITAS INTERNOS MAIS COMUNS EM PETS

Vermes: podem causa vômito, diarreia e perda de peso. Já os vermes que se alojam no coração podem causar danos a muitos órgãos.

Coccídeos: eles são raros, mas podem afetar o fígado e causar perda de apetite, diarreia, disfunções no fígado e até levar à morte em casos mais graves. No entanto, os tipos mais comuns afetam os intestinos, causando desidratação, perda de peso e fezes mais líquidas.

Cryptosporidium: da família de parasitas intestinais, é transmitido por meio de comida, água ou fezes contaminadas e pode causar febre, diarreia e uma possível letargia (cansaço).

Giárdia: pode causar diarreia, gases, náusea, vômito e dores abdominais. Além de cães e gatos, os humanos também podem ser contaminados quando em contato com água ou fezes contaminadas.

Vale ressaltar que alguns parasitas podem ser assintomáticos também.

 
PARASITAS EXTERNOS MAIS COMUNS EM PETS

• Pulgas
• Carrapatos
• Ácaros

Os sintomas mais comuns são alergias e anemias. Já os carrapatos podem transmitir doenças como a babesiose e a erlichiose, também conhecidas como doença do carrapato e que podem levar à morte quando não tratadas.

Vale destacar também a esporotricose, causada por um fungo que vive em cascas de madeira, que é epidêmica no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro e regiões Norte e Nordeste.

O fato é que existe uma ‘corja de inimigos’ que age contra os nossos pets, nem sempre vistos a olho nu. Basta um passeio no parque para voltar com um desses ingratos hóspedes que causam coceiras, lesões na pele, comprometem o aproveitamento de nutrientes e, claro, a qualidade de vida de cães e gatos, principalmente.

A boa notícia é que dá para prevenir e tratar.

 

Marque uma consulta clicando aqui para podermos te ajudar!